Tuesday, June 12, 2007

Dia de Portugal

O dia de Portugal faz-me, a mim que acho que sou muito português, sentir desligado da realidade que pretende retratar, se é que pretende.
Para os portugueses em geral, um Presidente da República a chegar de barco, estilo desembraque de conquista, desfiles militares, condecorações e benzeduras nada têm a ver com a vida quotidiana que todos levamos.
Os militares acham que podem dar a vida pelo País, até pode ser verdade, mas todos os que trabalham dão a vida pelo País e pelos seus semelhantes. Nós, os outros, os que esperam pelos autocarros, pelo combóio, pelo metro, por que a bicha de carros se despache, os sapateiros, os médicos, os empregados de restaurante, os professores, os vendedores, os professores, os taxistas, os pilotos, os motoristas, os engenheiros, os caldeireiros, os jornalistas, os continuos, os engraxadores, os cozinheiros, os operários, os jardineiros, os alunos, os pais, as crianças, os estudantes, os arquitectos, os ascensoristas, os técnicos seja do que fôr, os comerciantes, os fabricantes, os empresários e tantos, tantos outros, é que fazemos andar Portugal.
Não são certamente os políticos, os militares e a ICAR.


PS Já depois de composto este texto tive conhecimento de que o Presidente da República entende que a cerimónia deve ser transmitida na íntegra pela RTP que pagamos. É saudável, os televisores ficam desligados mais umas horas.



No comments: