Monday, July 09, 2007

Tendência para a asneira

Parece que os humanos têm tendência para a asneira. Senão vejamos, no sábado passado, dia 7 de Julho de 2007, deram-se alguns factos que levam a crer neste facto.
I - Festejou-se o dia como se fosse alguma coisa de especial, sem se ter em conta que os números da data dependem de onde se coloca a origem da contagem, ou seja, segundo o calendário indiano ou o israelita não houve nada de especial. No entanto, os comerciantes, sempre de atalaia à espera de saltar sobre os consumidores com um dia disto ou daquilo conseguiram promover o 07/07/07 para casamentos, principalmente. Apesar de se manifestarem contra as superstições, não me consta que tenha havido alguma seita religiosa a recusar actos para esse dia.
II -No mesmo dia foram "eleitas" a novas sete Maravilhas do Mundo, que pretendem substituir as do Mundo Antigo. Pelo resultado verifica-se que se devem ter esquecido que se tratava de votar nas novas sete Maravilhas do Mundo e não nas Maravilhas que resistiram assim assim ao passar do tempo. E lá veio o Coliseu de Roma ( que, segundo uma velha anedota, depois de pronto fica lindo), Machú-Pichú, Petra, a Muralha da China, o sinaleiro do Rio, etc..
As Maravilhas do Mundo antigo eram-no efectivamente, ou seja, estavam em bom estado, desempenhavam as suas funções e, sobretudo eram únicas e produto de um engenho fora do vulgar para a época de que eram contemporâneas.
III - Live earth - foi uma espécie de festival de música, predominatemente anglo-saxónica, que pretendia chamar a atenção para o aquecimento global provocado pelo efeito de estufa devido principalmente ao dióxido de carbono. Alguém questionou quantas toneladas de CO2 foram libertadas directa ou indirectamente devidas a este acontecimento? Quantos viajaram e viajam de avião particular? Quantas toneladas de material foram deslocadas para efectivar os espectáculos?

No comments: