Wednesday, September 23, 2009

"jornalistas"

Ultimamente tem havido alguns casos em que "jornalistas" são protagonistas, alegadamente no exercício das suas funções.
Um Jornalista não tem de ser amorfo, um gravador ou uma câmara de vídeo, ninguém é. Todo o observador, até as máquinas, introduz no resultado uma deformação que lhe é própria e concomitante com a sua personalidade e formação. Portanto, é absurdo pretender que um Jornalista relate factos e lhes dê alguma interpretação e faça alguma crítica como se fosse transparente, ou seja, como se a luz o atravessasse sem nenhuma distorção ou alteração.
Outra atitude, radicalmente diferente, é a dos "jornalistas" que resolvem ser actores dos próprios acontecimentos, intervindo neles de forma a modificar o seu desfecho. Tanto influenciam os restantes comparsas nas estórias em que tomam parte, como tentam e por vezes conseguem influenciar o público incauto que constitui a sua audiência.
O que é grave e despropositado é que Jornalistas defendam os "jornalistas" a todo o custo, quando estes são apanhados em falta ou alguém resolve pôr os pontos nos ii, pela simples razão de que todos têm a mesma carteira profissional. As reacções corporativas, sejam de que classe forem, conduzem sempre à degradação e descrédito da respectiva profissão.

No comments: