Friday, September 04, 2009

Escândalo, carne podre ao jantar

Quando as comadres gritam escândalo há que ter muito cuidado, em geral estão mais ou menos implicadas neles. O "grande" acontecimento é a demissão ou suspensão de Manuela Moura Guedes do "noticiário" da TVI. Todos acusam o PM, como se isso fosse provável no tempo eleitoral que agora decorre, em vez de procurarem os beneficiários imediatos de tal desaparecimento, além dos telespectadores em geral.
Estará a TVI interessada em sustentar o Governo? Não me parece. Tende a confundir-se amizade ou ligações políticas com negócios. A TVI, sobretudo Moniz, só está interessada nas audiências e elegeu a "Informação" como um dos métodos para as fazer subir, através da criação de escândalos sucessivos. A administração deve ter chegado à conclusão que MMG era um factor de desestabilização das audiências e decidiu.
Várias organizações, partidos e afins vieram gritar para a praça pública como se o programa ora desaparecido fosse um marco da qualidade e a sua autora uma referência na profissão. Todos são unânimes em afirmar que não, que até nem gostavam nada do produto, mas que suprimi-lo é um atentado à liberdade de expressão.
Não pode o dono de uma empresa tentar melhorar o produto que serve ao público? Pode o espaço radioeléctrico ser usado indiferentemente?


Não pode substituir-se a carne podre por outra, fresca?


No comments: