Friday, November 16, 2007

Ciência das Religiões, Paulo Portas

Descobri recentemente a existência de uma licenciatura com este nome na Universidade Lusófona. Fiquei deveras espantado, porque a designação se aparenta na minha opinião com Psicologia dos Calhaus a Física da Bruxaria. Ou seja, o nome da licenciatura contém uma contradição intrínseca nos seus termos, ou é Ciência ou é Religião.
Os pressupostos das duas actividades são completamente diferentes:
1 - a Ciência tenta explicar os fenómenos naturais com teorias e experiências de forma a poder prever acontecimentos futuros com algum rigor, ou pelo menos com uma imprecisão conhecida
2 - as Religiões assentam em dogmas indiscutíveis a partir dos quais se extraem ilações não demonstráveis sobre seres "sobrenaturais".

O mais estranho é que a descoberta foi feita através da lista de blogs da Associação República e Laicidade que cita expressamente o blog RE-Ligare de docentes da referida licenciatura.

Nota - o blog a esta data contem um elogio ao ex-ministro da Defesa Paulo Portas, o tal que comprou os submarinos e fotocopiou 60000 documentos do Ministério a expensas próprias

No comments: