Monday, February 25, 2008

Liberdades...

O Paquistão, Marrocos, a Tailândia e a Turquia bloqueiam o acesso ao YouTube. Em qualquer dos casos o conteúdo de alguns videos desagrada às autoridades locais.
Em Portugal não há censura deste tipo, mas há de outros, os órgãos de comunicação social bloqueiam a informação que não interessa aos patrões.




Sunday, February 24, 2008

Liberalismo

Nos últimos tempos assistiu-se a uma série de escândalos nos negócios financeiros que ajudaram a criar um clima de crise permanente durante largos meses.
Tivemos o que ficou conhecido pela crise do "subprime" e que mais não é que o desabar de um edifício montado para obter lucros faraónicos explorando pessoas sem capacidade económica. Trata-se de emprestar dinheiro a pessoas que não têm capacidade económica e com o pretexto de que não haveria garantias de que pagassem, elevando o juros para aumentar os lucros. Ou seja criar uma situação artificial de aumento de produtividade. O que aconteceu já se sabe, com a crise nos EUA, os clientes deixaram de pagar e muitos milhões ficaram por pagar, muitos banco ficaram em muitos maus lençóis. O que acontece então? Os bancos centrais, estaduais, injectam rios de dinheiro no sistema financeiro para evitar a falência dos gananciosos e maus gestores que criaram a situação, salvando-os dos próprios erros, eles que juram que os Estados intervencionistas são a pior doença da economia.
Em Portugal a crise do BCP foi travada com a intervenção da Caixa Geral de Depósitos, aberta ou encapotadamente. Não foi evitado que os aldrabões saissem com reformas e "indemnizações" de valores inacreditáveis para o nível de vida português.
Em França temos o escândalo Société Générale, que vendeu quantidades brutais de títulos após a descoberta dos problemas que um empregado tinha causado, provocando uma queda nas cotações que prejudicou muito os pequenos investidores. No mesmo país o MEDEF (a CIP de lá) mostra-se preocupado com o nível exagerado das remunerações das administrações...
Na Alemanha temos o escândalo Die Post...

Para quando uma intervenção decidida e radical dos Estados?


Friday, February 22, 2008

O parque mayer

A história da "salvação do parque mayer" está, e possivelmente estará sempre, mal contada.
De facto a história parece uma má comédia de costumes, feita por um elenco medíocre. Tudo começa pela intervenção da CML num negócio particular, o Parque Mayer, que, devido a não ter sabido renovar-se e renovar a sua oferta foi abandonado pelo público, a partir do momento em que pouco mais era do que um anacronismo decrépito.
Podemos agora argumentar que tudo não passou de uma mistura de política com corrupção em detrimento do interesse público e a favor dos interesses da Estoril-Sol, uma vez que desta história só saiu o Casino de Lisboa.

Saturday, February 16, 2008

Portugal às escuras com um eclipse de Lua

O Correio da Manhã de hoje titula aqui, alarmando a população para o facto completamente inédito de um país ir ficar sem iluminação por causa de um eclipse de Lua. Os jornalistas têm cá uma imaginação... ou ignorância, ou ignorância...

Negócios...

O empresário do jogador do Benfica, Makukula, foi assaltado e roubado. Tinha na sua posse 200000 euros, alegadamente para pagar a nova residência do jogador. Este senhor não sabe que existem cheques....