Wednesday, March 19, 2008

Eleições espanholas e Portugal

Nas eleições espanholas, além do facto de serem ganhas pelo PSOE há que salientar o aumento de votos e de deputados, por parte dos dois partidos principais, o PSOE e o PP de Rajoy. A Espanha prepara-se assim para se desfazer definitivamente do franquismo, limpando o que ainda resta dele, nos símbolos e nas estruturas estatais. Tudo isto será feito com calma e ao sabor do correr da História, sem violências, mas firmemente, por vontade dos eleitores livremente expressa nas urnas. A ICAR espanhola, que se empenhou na campanha eleitoral ao mais alto nível contra essas modificações, perdeu estrondosamente a aposta que fez, considerando que até o PP de Rajoy é mais moderado que o reaccionarismo "people" de Aznar.
Em Portugal, onde tudo foi, aparentemente, limpo de salazarismos no tempo do PREC (pouco mais de um ano), as mentalidades continuam retrógradas e os comportamentos de outrora tendem a reaparecer nos mais diversos quadrantes políticos. É emblemática a acusação de ditatorial e fascista feita ao actual Governo, que resulta de eleições livres, assim que este toma medidas que beliscam os interesses ou privilégios de um grupo ou classe esquecendo oportunamente a possibilidade que existe de mudar de linha política nas próximas eleições. Pelo contrário a tentativa de fazer com que manifestações de rua sejam tomadas como medida da vontade popular é que vem das teorias de vanguardas revolucionárias que falharam em toda a medida, transformando-se em ditaduras do tipo oligárquico ou pessoal das quais algumas ainda perduram, para desgraça dos respectivos povos.

1 comment:

Anonymous said...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Celular, I hope you enjoy. The address is http://telefone-celular-brasil.blogspot.com. A hug.