Thursday, March 24, 2011

Governo demite-se

Aí temos Passos de Coelho aos saltinhos.

Wednesday, March 16, 2011

Demita-se Senhor Presidente

“Importa que os jovens deste tempo se empenhem em missões e causas essenciais ao futuro do país com a mesma coragem, o mesmo desprendimento e a mesma determinação com que os jovens de há 50 anos assumiram a sua participação na guerra do Ultramar”, afirmou o chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva.
Público, 15 Março 2011

Se não fosse tão grave, seria cómico. O desplante com que se tenta branquear a ditadura que obrigou milhares de jovens à guerra do Ultramar é espantoso. Em muitos Países em que a democracia está mesmo implantada o revisionismo histórico é crime e este senhor estaria a caminho de responder em tribunal pelas afirmações proferidas. Os tais jovens foram enviados coercivamente para sítios de que desconheciam a existência, defender o colonialismo que já estava ultrapassado pela História e sem possibilidades, quer físicas, quer culturais de se eximirem a esta tarefa. Muitos exilaram-se, regressando após o 25 de Abril, sem terem, eles e as famílias, escapado a vis acusações de toda a espécie, espalhadas pelos meios de propaganda do regime.
Demita-se Senhor Presidente.

Tuesday, March 15, 2011

Japão

Após o terramoto e o tsunami, um acidente nuclear grave? As consequências de tal acontecimento seriam gravíssimas para toda a Humanidade. Estamos a falar de uma central em que já há três reactores com problemas no sistema de arrefecimento, o que pode levar à fusão dos núcleos.

Indignai-vos

Indignai-vos é o título de um opúsculo de Stéphane Hessel, sobre a situação política actual. O autor, de 93 anos, nascido na Alemanha, foi Resistente, Deportado, embaixador, é escritor.

Encenação

Estamos a assistir a uma encenação política, mais uma, em que os diversos "beligerantes" se mostram aos eleitores na mira de ganhar alguns votos para as próximas eleições. Numa cena digna de um "ménage à trois" PS, PSD e PR digladiam-se para ver quem ganha a próxima volta. O que é mau, péssimo nesta peça é que ela se desenrola à revelia de quem sofre as consequências da crise enorme que chegou à nossa economia, sim porque estas personagens e o poder económico estão imunes aos ataques da crise, que foi bem retratada na manifestação da "Geração à rasca". Tudo como dantes, ontem os protagonistas do programa da RTP1 "Prós e Contras" eram os chefes parlamentares de cinco partidos, sabendo-se que a maioria na população não confia em nenhum deles, em nenhum político. De quem a culpa? Deles mesmos, que passaram os últimos 20 anos a aldrabar os desgraçados que têm que os aturar, eles que arranjam sempre maneira de se amanharem à custa dos impostos.