Friday, December 18, 2009

Julgamentos

Tiago Pereira morreu afogado na lagoa, em Portas Fronhas, Vila do Conde, a 14 de Julho de 2003.
Soube-se hoje pelos jornais o resultado do apuramento de responsabilidades pela morte da criança de cinco anos.
Mais de seis anos depois.
Que investigações complicadas terão sido feitas?
Que congeminações terão sido necessárias?
Quantas testemunhas?

Quanto tempo perdido.

Thursday, December 17, 2009

XVI e o casamento

O Senhor XVI produziu umas regras parece que inovadoras, a que os membros da ICAR têm que obedecer para se poderem casar. Logo aparecem muitas opiniões a dizer que é injusto, que é discriminação, que não pode ser. Pois eu acho que pode ser e não é injusto, pelo menos por aqui nesta Europa onde habitamos, uma vez que ninguém é obrigado a ser membro da ICAR. Basta sair, além de liberdade, ganha-se saúde mental e independência.

Tuesday, December 15, 2009

Prémios

Ultimamente tem-se discutido muito a atribuição de dois prémios, o prémio Nobel da Paz a Obama e o Prémio Pessoa ao bispo católico do Porto. Em ambos os casos e dado o estatuto de cada prémio parece que há incorrecção, uma vez que um nada fez em prol da paz ou da Humanidade, e o outro também não produziu nada de artístico, literário ou científico. O que havia era vontade dos dois júris de entregar o prémio àquelas pessoas, mas então não seria melhor redefinir o âmbito e destino dos prémios, género "é para quem nos apetecer", em vez de torcer as regras a meio do jogo. Mesmo tratando-se de entidades privadas, donas do seu dinheiro, fazer batota nunca é bonito.

Thursday, December 10, 2009

Perdidos no nevoeiro

O nevoeiro tem, na história portuguesa um papel importante, quer naquilo que se pode chamar a antiguidade, quer nas referências que são feitas na actualidade.
Uma das analogias que se faz muitas vezes é que o País está perdido no nevoeiro das diversas políticas possíveis para o gerir, o que é um facto que se tornou real com a composição actual da Assembleia da República, em que cada partido puxa para uma determinada direcção fazendo com que o conjunto ande em círculos, sem rumo certo, e sem progressão de espécie alguma em nenhuma das vertentes que constituem a governação.
Repare-se que até aqueles que deviam ser especialistas como os escuteiros e os militares se perdem no campo, tendo que ser orientados por verdadeiros conhecedores do terreno.

Thursday, December 03, 2009

Hoje as notícias

As notícias que nos chegam são muitas vezes estranhas, cheias de algum mistério, sobretudo em épocas não eleitorais em que o lixo polui a informação que recebemos. Assim, acabados os casos em que são envolvidos os políticos aparecem coisas muito interessantes:
  1. Há mais de mil bebés que ninguém sabem onde nasceram
  2. O PSD está a cometer suicídio lento
  3. Benfica e Sporting iguais na falência técnica
  4. Padres apelam ao referendo nas missas
  5. Só um em cada cinco (portugueses) tem nível médio de literacia
  6. PS suspeita de Ferreira Leite
  7. FMI contra aumento das reformas
  8. Porto: Bibá dá autógrafos.
E assim por diante...

Thursday, November 26, 2009

Os oráculos

Em tempos que já lá vão, há um ano ou dois, critiquei o facto de que algumas pessoas, basicamente os chamados comentadores, falam de tudo e de todos com um ar de autoridade que pretendem que lhes granjeie credibilidade. Assim, uns falam como se quisessem bater em toda a gente, outros usam e abusam do calão próprio do ramo de actividade em que estão inseridos e outros falam calmamente mas são prolixos construindo frases com sintaxe complicada.
Continuam a aparecer os que, à nossa custa, falam de música, futebol ou culinária, como se tivessem uma formação específica para isso.
Mesmo os que estão ligados a um certo ramo por vezes nada têm para dizer e fazem um esforço grande para preencher o tempo que lhes é atribuído/pago.

A ICAR em Celorico de Basto

Este padre que procedeu correctamente deve estar votado ao ostracismo, sendo fortemente castigado.

ICAR -- Irlanda

A ICAR está, mais uma vez, envolvida num escândalo de pedofilia, desta vez na Irlanda. Contra o argumento de que em todas as profissões há ovelhas ranhosas podemos dizer que a percentagem de padres que se dedicam a estas actividades é anormalmente elevada e que, gravíssimo, a organização a que pertencem faz tudo o que lhe possível, que é muito, para "abafar" estes casos. Em Portugal que é o País da justiça abafada, nem se dá por isso, tantos são os casos de toda a espécie que, ou são julgados muuito lentamente, ou não chegam sequer aos Tribunais.

Justiça (2)

Se não fossemos nós a pagar, os não sei quantos mil milhões do BPN, as diversas Faces Ocultas, os submarinos, o casino, etc., até davam vontade de rir.

Justiça

Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!

Friday, November 20, 2009

Escutas

Como não se sabe o seu conteúdo cada um inventa o que lhe apetece. Impunemente.

Friday, November 13, 2009

Freeport

A polícia inglesa arquivou o caso Freeport. Fico com a sensação que as nossas autoridades continuam a gastar o nosso dinheiro para dar matéria à comunicação social. O que vale é que já arranjaram outro caso para fazer as parangonas.

Thursday, November 12, 2009

Quedas de muros = quedas de regimes?

Há poucos dias celebrou-se, bem, a queda do Muro de Berlim, também apelidado de Muro da Vergonha. Na Assembleia da República, estranhamente, não foi possível que os partidos se concertassem numa declaração única que mostrasse a solidariedade dos Portugueses com os Alemães, que viviam divididos por motivos político-estratégicos. A Queda foi seguida pela derrocada dos regimes ditos comunistas, socialistas ou social-democratas que se estendiam desde o Oder-Neisse até à Kamchatka. Nessa altura, apenas vinte anos atrás, muitos ficaram radiantes com o fim daquelas ditaduras e com o fim de um sistema desumanizante, mas ninguém podia prever o que ia acontecer.
De facto, o "outro" sistema a que podemos chamar capitalista, depois de muitas guerras, muros e prisões arbitrárias acaba de ruir nos dois últimos anos, sem o barulho do cimento a esfarelar-se no chão, sem festa, mas com muita apreensão por parte dos cidadãos.
O sistema capitalista puro, liberal, não se aguenta porque há sempre, é humano, aqueles que pela sua ganância extrema decidem explorar os outros até aos ossos, o sistema comunista não se aguenta porque impõe aos cidadãos aquilo que os distingue dos outros animais: o pensamento.
Como diz o Povo: no meio é que está a virtude.

Thursday, November 05, 2009

Claude Levy-Strauss


28/11/1908 - 30/10/2009


Claude Levy-Strauss


Monday, October 26, 2009

MRS KO

Marcelo Rebelo de Sousa queria ir, mais uma vez, a Presidente do PSD, para o que pretendia que certas pessoas por ele indicadas se reunissem e dessem o seu aval. Tratava-se, mais uma vez, de concertar tendências dentro do partido, para que o candidato fosse aproximadamente único e serem as cúpulas a indicar o voto às bases.
Este senhor, que dispõe de tempo de antena na TV pública, queria condicionar o voto dos seu correlegionários, para ser facilmente eleito.
Todos sabemos que as eleições em partidos obedecem a combinações prévias que tentam assegurar a vitória de determinada facção, mas tanto descaramento é histórico.

Os Pais de Max Mosley e os fascistas

A substituição de Max Mosley como presidente da FIA (Federação Internacional de Desporto Automóvel) devido a um assunto de natureza privada levou-me a consultar a sua biografia na Wikipedia, e vou admitir que os factos estão documentados. Os Pais de Mosley casaram-se na presença de Hitler e de Goebbels, chefiavam um partido fascista inglês. Como tinham muitas ligações à Alemanha, o casal foi internado quando a guerra começou, em campos especiais para amigos ou nacionais das potências beligerantes. Churchill intercedeu para que o casal se pudesse encontrar com frequência durante a guerra e libertou-os antes do fim desta. Em vários cruzeiros que fizeram a bordo do iate da família foram recebidos por Franco.
Mostra-se aqui algo que indica que nada é preto ou branco e que o mito dos Ingleses anti-fascistas era uma farsa e que apenas os interesses comerciais os moviam quando defenderam a Europa continental da invasão nazi.
Também haveria muito para dizer sobre a França e a reconciliação nacional promovida por De Gaulle depois da vitória.

Tuesday, October 20, 2009

Saramago, a Bíblia, as igrejas

Não sou fã incondicional de Saramago, mesmo com Nobel e tudo. Não li o Caim e li partes da Bíblia. Entendo que este último livro, pela sua antiguidade, é interessante como o retrato de um povo que se deu a trabalho de ir escrevendo a sua evolução política, administrativa e religiosa. O problema que surge é se quisermos fazer crer que o livro, como outros, foi escrito por uma entidade invisível e sobrenatural que se manifesta através das acções mais estranhas, para um ser que devia ser muito bom. As recomendações de morte e tortura são imensas, mas sempre de forma a que o povo dito escolhido progrida. Ou seja, penso que o deus da Bíblia era usado como instrumento de poder para convencer povos ainda pouco cultos e incapazes de pensar racionalmente, devido à época em que viviam, a executar tarefas convenientes para esse mesmo poder.
O disparate é tentar a continuidade desse procedimento 2000 ou 3000 anos depois, após toda uma estrutura filosófica complexa desde os pré-socráticos a Lacan, passando por Rousseau, Nietzsche, S. Tomás de Aquino, etc..

Monday, October 19, 2009

Relâmpago

Para que é que uma pessoa, neste caso João de Deus Pinheiro do PSD, se candidata a umas eleições, é eleito e renuncia imediatamente ao mandato?
No meu entender há aqui muita falta de respeito pelos eleitores, que são quem paga toda esta representação pseudo-democrática.

Interlúdio

Antigamente, de vez em quando aparecia na televisão, que era a RTP, evidentemente, uma imagem com a palavra INTERLÚDIO sobreposta, enquanto se ouvia música. Mais tarde passou a ser uma sequência em anel (com o principio ligado ao fim) de que me lembro de uma lareira que não se consumia.
É exactamente assim que estamos, o PR consulta os partidos, o PM consulta os partidos, o PM consulta não se sabe quem e com isto tudo já passou imenso tempo e não temos Governo empossado.
Atendendo aos resultados das eleições, esta fantochada, se necessária, deveria ser feita num dia ou dois, para que se pudesse passar adiante. Os tempos que correm são apressados e não se compadecem com salamaleques parvos de corte do século XVIII.


Friday, October 16, 2009

Esquerda(s) e esquerdistas

Os partidos de "esquerda" recusam liminarmente qualquer colaboração com o PS seja de que ponto de vista fôr. O CDS/PP prepara-se convenientemente para a reunião com Sócrates, apresentando um Caderno de Encargos para a concretização dum qualquer tipo de acordo. Não sendo simpatizante de Paulo Portas, há que reconhecer que, pelo menos na aparência, o seu comportamento é muito mais democrático, construtivo e republicano. Trata-se de respeitar a vontade dos eleitores e não de dizer "já que os resultados são estes eu não brinco".
A Esquerda prepara-se para qualquer coisa de mau, por incompetência e birra e os tempos não vão para brincadeiras e ensaios ideológicos. Mantenham-se os princípios, sejamos pragmáticos e realistas.

Wednesday, October 14, 2009

Acabaram as eleições

Vamos então a assuntos sérios:
Futebol
Futebol
Bruxos no Futebol
Lesões de Ronaldo
Futebol
Uma actriz brasileira a fazer porcarias
Futebol
ERC (futebol)

Monday, October 12, 2009

Isaltino de Morais e Valentim Loureiro

Isaltino de Morais e Valentim Loureiro ganharam. Algo está muito errado nos eleitores, na sociedade que cauciona este tipo de comportamentos. Não deveria ter que ser a Lei a impedir que se candidatassem, deviam ser os eleitores a votar conscienciosamente.
Mas cuidado, alguns comentários de pessoas muito ligadas a partidos reflectem uma animosidade pouco democrática contra as candidaturas independentes.

Friday, October 09, 2009

Os candidatos e os eleitores

Existem vários candidatos às eleições autárquicas sobre os quais pesa, sejamos caridosos e usemos um eufemismo, um sentimento de desconfiança suscitado por questões antigas, factos de tempos passados, mas que aconteceram no exercício de cargos públicos.
Seria normal que os eleitores, esclarecidos, informados, afastassem essas pessoas dos cargos a que se propõem aceder, pelo método habitual em democracia: não votando neles.
Mas, se as sondagens não mentirem, o contrário é o que está previsto, muitos deles serão eleitos com maiorias e continuam a exercer os respectivos cargos.
O problema situa-se na justiça, lenta, morosa: não funciona. Se fossem culpados já deviam estar a cumprir pena, sendo inocentes deviam ter limpo a sua reputação.

Prémio Nobel

Os prémios Nobel estão a desvalorizar-se cada vez mais. Uns são entregues a desconhecidos que não se sabe bem quem são, outros são entregues a pessoas que não se sabe o que fizeram para o merecer.
O que fez Barack Obama para merecer o prémio Nobel da Paz? Aonde fez a Paz, aonde protegeu populações?
Não acabou com as guerras que os EUA atiçam por todo o Mundo.
Não fechou Guantanamo.
Não mudou a Assistência Médica.
Etc..
Não digo que não fará nada, mas não fez e ganhou um prémio.
As opções político-mediáticas comandam cada vez mais as academias que atribuem estes prémios.

Wednesday, September 30, 2009

Falou e não disse

O Presidente da República falou. Não percebi:
1 - Acha normal que um membro da Casa Civil se passeie com um dossier sensível e o entregue a um jornalista. É um direito de qualquer cidadão. Experimente um quadro de empresa fazer o mesmo e nem dá pela porta através da qual é projectado.
2 - Os mails do Público foram encaminhados através ou para os servidores da Presidência?
3 - Afinal Cavaco acha (somos um País de achadores) que houve ou que não houve escutas?

O que eu acho é que ele fazia bem se fosse embora, não tem mesmo jeito nenhum para o cargo.

Tuesday, September 29, 2009

Cavaquices

O Presidente da República fala hoje ao País. Não vou poder ouvir, mas se fôr como da última vez, estamos conversados. Vamos a ver o que acontece ao tabu.

Monday, September 28, 2009

Aniversário

35 anos da abortada "Manifestação da maioria silenciosa". Começo do PREC.

Será agora?

Será agora que "O Público" fecha? Esgotado o seu objectivo, e a menos que comece a trabalhar já para daqui a quatro anos, parece lógico que o grupo empresarial a que pertence opte por cortar nas despesas.
É pena, porque no início parecia um projecto muito bom e foi-o, mas como ferramenta de pressão tornou-se num meio decadente sem qualquer interesse. Para os mesmos efeitos lê-se o "Avante" ou "O Diabo".

Friday, September 25, 2009

Duarte Pio

O senhor Duarte Pio diz que nas monarquias não há casos de escutas do Chefe de Estado. Diz ainda o "pretendente ao trono de Portugal" que há uma grande cumplicidade entre os Governos e os Reis (ou Rainhas). Claro que se trata de um sofisma, uma vez que, se falarem todos como este, quem é que estará interessado no que dizem?

Questão pertinente: Como é que se pode ser pretendente a uma coisa que não existe? Poderei ser pretendente a Presidente da Câmara do Rossio e fazer disso profissão?

Cavaquices

O assessor Fernando Lima que foi aparentemente demitido, afinal continua ao serviço da Presidência da República. Mantém assim a confiança do PR. Devemos nós, Portugueses, retirar a confiança no PR, para, evidentemente e por transmissão, fazer desaparecer a referida personagem do Palácio de Belém.

150

150 posts

Thursday, September 24, 2009

Coligação à esquerda

A Antena 1 divulgou no noticiário das 8 h que existe um abaixo-assinado "secreto" que os jornalistas leram (??) que preconiza alguma forma de entendimento entre o PS, o BE e o PCP após as eleições se o PS não tiver maioria absoluta.
Veremos se teremos um Parlamento com maioria à esquerda e Governo à direita.
Veremos se os disparates se propagam até às presidenciais levando a que a Presidência seja ocupada por uma pessoa incapaz para o cargo.

Wednesday, September 23, 2009

"jornalistas"

Ultimamente tem havido alguns casos em que "jornalistas" são protagonistas, alegadamente no exercício das suas funções.
Um Jornalista não tem de ser amorfo, um gravador ou uma câmara de vídeo, ninguém é. Todo o observador, até as máquinas, introduz no resultado uma deformação que lhe é própria e concomitante com a sua personalidade e formação. Portanto, é absurdo pretender que um Jornalista relate factos e lhes dê alguma interpretação e faça alguma crítica como se fosse transparente, ou seja, como se a luz o atravessasse sem nenhuma distorção ou alteração.
Outra atitude, radicalmente diferente, é a dos "jornalistas" que resolvem ser actores dos próprios acontecimentos, intervindo neles de forma a modificar o seu desfecho. Tanto influenciam os restantes comparsas nas estórias em que tomam parte, como tentam e por vezes conseguem influenciar o público incauto que constitui a sua audiência.
O que é grave e despropositado é que Jornalistas defendam os "jornalistas" a todo o custo, quando estes são apanhados em falta ou alguém resolve pôr os pontos nos ii, pela simples razão de que todos têm a mesma carteira profissional. As reacções corporativas, sejam de que classe forem, conduzem sempre à degradação e descrédito da respectiva profissão.

Friday, September 18, 2009

Justiça

Dez anos depois a Brisa foi condenada pelo Tribunal de Alenquer a pagar uma indemnização aos pais de uma pessoa que morreu numa das suas auto-estradas.

Escutas

Houve em tempos um Presidente americano de seu nome Richard Nixon que se queimou com um negócio de escutas.
Mas, lá nos USA a justiça funciona, é rápida. Em Portugal não.

Monday, September 14, 2009

Provincia espanhola

Segundo Manuela Ferreira Leite, Portugal não é uma província espanhola, não queremos o TGV porque "eles" podem vir cá muito facilmente e ainda por cima as carruagens devem ter avisos em castelhano.
Se calhar é pena que D. João IV tenha aceite o trono...

Claro que o PNR concorda com a senhora.

Thursday, September 10, 2009

Observação

Observemos o comportamento dos condutores que têm um sinal religioso pendurado no retrovisor. São dos mais agressivos, eventualmente acham que os amuletos os protegem.

Tuesday, September 08, 2009

Aterrador

Manuela Ferreira Leite, que pode vir a ser primeiro-ministro disse que na Madeira não há asfixia democrática e que o Governo regional é um bom exemplo do tipo de administração PSD.

Friday, September 04, 2009

Escândalo, carne podre ao jantar

Quando as comadres gritam escândalo há que ter muito cuidado, em geral estão mais ou menos implicadas neles. O "grande" acontecimento é a demissão ou suspensão de Manuela Moura Guedes do "noticiário" da TVI. Todos acusam o PM, como se isso fosse provável no tempo eleitoral que agora decorre, em vez de procurarem os beneficiários imediatos de tal desaparecimento, além dos telespectadores em geral.
Estará a TVI interessada em sustentar o Governo? Não me parece. Tende a confundir-se amizade ou ligações políticas com negócios. A TVI, sobretudo Moniz, só está interessada nas audiências e elegeu a "Informação" como um dos métodos para as fazer subir, através da criação de escândalos sucessivos. A administração deve ter chegado à conclusão que MMG era um factor de desestabilização das audiências e decidiu.
Várias organizações, partidos e afins vieram gritar para a praça pública como se o programa ora desaparecido fosse um marco da qualidade e a sua autora uma referência na profissão. Todos são unânimes em afirmar que não, que até nem gostavam nada do produto, mas que suprimi-lo é um atentado à liberdade de expressão.
Não pode o dono de uma empresa tentar melhorar o produto que serve ao público? Pode o espaço radioeléctrico ser usado indiferentemente?


Não pode substituir-se a carne podre por outra, fresca?


Monday, July 20, 2009

Fenómenos nacionais

O AJJ disse das dele. O Isaltino também.
As Viagens Marsans dizem que a Manuela tem o destino marcado...

Tuesday, July 14, 2009

ASAE

Se a ASAE fôr mesmo inconstitucional, podem os restaurantes voltar a pôr ratos e baratas nas cozinhas? Podem fabricar facturas? Podem usar alimentos poluídos? Estragados?

Saturday, June 27, 2009

Economistas, Bugs Bunny e Yosemite Sam

Há um desenho animado com Bugs Bunny e Yosemite Sam em que este último, que é um cow boy rezingão, puxa das suas pistolas para intimidar Bugs Bunny. O coelho puxa de umas pistolas maiores (com mais tiros), Sam puxa de outras ainda maiores e assim sucessivamente.
Há uns dias 28 economistas, que por acaso não fizeram nada de relevante pelo País, publicaram um manifesto em que diziam qualquer coisa. Agora apareceram 51 economistas e afins que dizem outra coisa diferente, mas, o mais importante é que são em maior número.
Seria melhor se todos e cada um deles tivessem feito alguma coisa para evitar, ou prever, a crise em que nos encontramos mergulhados. Sim, porque prognósticos no fim do jogo qualquer um faz.

Friday, June 26, 2009

O Jornal de Negócios escreve hoje: "Expira hoje ao final da tarde mais um prazo para os partidos políticos apresentarem um candidato a provedor de Justiça, ainda sem sinal de entendimento nas negociações entre PS e PSD."

Vamos a ver se os deputados fazem jus ao ordenado que recebem e à vontade dos eleitores, que não deram maioria qualificada a nenhum partido.
Este é a amostra do que pode acontecer se nenhum partido ou coligação tiver maioria absoluta...ficamos sem governo.
Os partidos só querem as suas guerrazinhas à nossa custa.

Tuesday, June 23, 2009

Sondagens

Segundo O Jornal de Negócios de hoje o Presidente da República, baseado em sondagens, inclina-se para a marcação das eleições para a Assembleia da República e para os orgãos autárquicos para o mesmo dia.
Quem não está bom da cabeça? Baseado em sondagens!!
Se for da sua (dele) vontade, teremos que aturar a decisão, mas...baseado em sondagens!!!

Monday, June 22, 2009

28 sábios

O Público tem dado muito destaque a um manifesto escrito por 28 economistas (noutro orgão de comunicação referidos como sendo cerca de 30!). Serão eles os únicos economistas que existem em Portugal, serão eles representativos da opinião de todos os economistas portugueses e mais, serão eles competentes para preverem o futuro?
Na minha opinião a resposta a cada uma das três questões é negativa. Sendo que em relação à última posso acrescentar outras: onde estavam eles quando a crise não existia mas se aproximava? Que medidas preconizaram para a evitar? Que manifesto publicaram?

Monday, June 15, 2009

História de Portugal

D. Inês de Castro e Aristides de Sousa Mendes em filme, aonde?, perguntarão, na France 2, respondo.

TGV

Discute-se hoje na Assembleia da República. Como se fosse discutível. Como se não fosse preciso devolver muitos milhares de milhões de euros à UE em caso de desistência.
Enfim, politiquices.

Thursday, May 21, 2009

Irlanda, Portugal e AR

Em Portugal uma professora de História está suspensa porque alegadamente terá tido conversas imprórias com os alunos.
Na Irlanda, desde os anos 30 do século passado que há sevícias sexuais perpetradas em institutos católicos, e os factos sistematicamente encapotados pela ICAR.
Em Portugal a AR (sim, é um grupo de pessoas que tem pouco a ver com o País) debate se se deve ou não implementar a disciplina de Educação Sexual e os partidos normalmente designados de direita, mais ligados à ICAR, tentam por todos os meios impedir a sua aprovação.

Friday, May 08, 2009

Alarme em França

Na terra da Liberté aconteceu um caso que se afigura terrível. Um funcionário da cadeia de televisão TF1 escreveu a um deputado sobre a lei do audio-visual (Hadopi) manifestando o seu desacordo com algumas questões. O deputado fez seguir as críticas, que de alguma forma e através do Ministério da Cultura desembocaram na administração da TF1, que despediu o funcionário.
Episódio exemplar da promiscuidade do capital (Bouygues) com os políticos (Sarkozy).

Thursday, April 16, 2009

Mudanças no Cartão de cidadão

Nas FAQs relativas ao Cartão de Cidadão pode ler-se:
A alteração de dados pessoais implica o pedido do primeiro Cartão de Cidadão? Que dados?

A alteração de qualquer um dos elementos de identificação constantes no actual BI deve motivar o pedido do primeiro Cartão de Cidadão. Os elementos cuja alteração justificam o pedido do novo Cartão de Cidadão e são os seguintes:

  • Nome completo;
  • Filiação;
  • Naturalidade;
  • Data de nascimento;
  • Sexo;
  • Residência;
  • Fotografia;
  • Assinatura.
É caso para dizer que a nossa sociedade é muito mais liberal do que se pensa...

Friday, April 03, 2009

Imprensa

Mário Soares de vez quando dá à costa falando suavemente de assuntos que o preocupam. Ontem numa entrevista sobre o encontro do G20 em Londres, acabou a lamentar que muitos órgãos de comunicação social estejam enfeudados a grupos económicos, fazendo-lhes os fretes que são impostos (claro que os termos dele não eram estes).
Exemplo 1: não li em lado nenhum referências a estas declarações e só as ouvi na Antena 1 que por acaso é do Estado
Exemplo 2: uma vez acabada a referida cimeira, que aparentemente conduziu a muito bons resultados para a economia mundial que está numa crise gravíssima, a primeira notícia no Público on line era o malfadado caso Freeport.
É, cada povo tem o que merece...

Thursday, March 26, 2009

Quotas falsificadas

A Lei prevê que nas listas para eleição de orgãos de soberania e autárquicos, seja obrigatório haver um terço de mulheres. Independentemente da apreciação que se possa fazer sobre o regime das quotas em si mesmo, temos que cumprir a Lei. Ora o que se prepara é o costume, a fraudesinha à portuguesa, as listas terão o tal número de mulheres, mas depois desistem e quem vai exercer efectivamente o poder são os homens, como é hábito. Ou seja, a Lei aprovada, foi-o de forma incompleta, não obrigando a que a proporção se mantenha no exercício de funções.
Incompetência ou esperteza saloia do legislador?

Wednesday, March 25, 2009

AR

A Assembleia da República inaugura hoje um sistema novo de ar condicionado e de meios electrónicos de comunicação na sala das sessões. Acho óptimo que os legisladores se adaptem aos tempos modernos e deejo que os novos sistemas levem a uma maior eficácia daquela Assembleia. Espero que não só os deputados faltem menos, como sejam menos tentados a fazer a dança das cadeiras durante toda uma legislatura, a ponto de o eleitor não saber quem é que está presente a fazer de conta que o representa.

Thursday, March 19, 2009

XVI

O Sr. XVI diz que os preservativos agravam o problema do SIDA. Escolheu um sítio óptimo para fazer esta afirmação: África. É absolutamente criminoso valer-se de uma posição de grande influência para fazer uma afirmação com este conteúdo. Não que seja espantoso, visto ter origem na pessoa que reabilitou, dentro da sua organização, dignitários que negam a existência do Holocausto.
Nalguns países, nomeadamente em França e na Alemanha, estas afirmações produziram escândalo em todos os quadrantes políticos, em Portugal não se encontram grandes reacções oficiais ou oficiosas...

Wednesday, March 18, 2009

Votos

Uma das maneiras de levar o cidadão a pensar que participa de alguma maneira na vida comunitária é deixá-lo votar em certos assuntos, devidamente controlados, evidentemente. Esta via é empregue por muitos meios de comunicação social, que, embora ressalvando não se tratar de sondagens, lá vão pondo à votação aquilo que consideram ser de interesse. O JN pergunta hoje qual é o melhor adversário para o FCPorto, sabendo que o voto não vai ter influência nenhuma no resultado final. O Correio da manhã põe, normalmente, à "votação" assuntos e opções extraordinários, como por exemplo se o casal A e B se vão reconciliar ou se aqueles tais namoram, etc..
Se no primeiro caso os adeptos do clube podem de certeza estar interessados, não consigo entender que no segundo haja quem "vote" sobre a vida privada de alguém.

Tuesday, March 17, 2009

A Cadeira Magnífica

Segundo o Público houve um caso gravíssimo de ofensa à comunicação social, tudo por causa de uma cadeira. Cá para mim deve demitir-se...a cadeira, ou pelo menos, despromovê-la a banco. Com pena suspensa, como é de bom uso entre nós.
Mais um caso do abuso de posição e função da comunicação social.

Tuesday, March 03, 2009

Festival da canção

Não vi, mas agora até tenho pena, parece que falaram de literatura (??!!).

Wednesday, February 18, 2009

Conferências no Casino

As Conferências no Casino foram um marco no século XIX português sobretudo pela intenção, e pelo grupo de pessoas que dele faziam parte. Tratava-se de dar uma visão moderna e actualizada do mundo de então, de forma a que a intelectualidade portuguesa não se atrasasse em relação aos seus pares estrangeiros. Assim pensavam Antero de Quental, Eça de Queiroz, Batalha Reis e Augusto Soromenho, entre outros. As autoridades monárquicas e a igreja não gostaram e as conferências foram proibidas.

Actualmente, na Figueira da Foz realizam-se umas "Conferências no Casino" cujo objectivo parece ser o oposto, ou seja, embrutecer as mentes. Pelo menos as notícias que chegam são de que os últimos conferencistas, além de serem altos dignitários da ICAR, produzem afirmações dignas dos seus colegas do século XIX.

Tuesday, February 10, 2009

A Itália, BXVI, Portugal

Em Itália e para obedecer a um ditame religioso (Caso Eluana) o Primeiro Ministro estava disposto a fazer um Decreto que contrariava uma decisão do Supremo Tribunal.
Em Portugal a ICAR e seus acólitos movimentam-se para que tenhamos de pagar aos seus ministros em diversas situações, e também querem intervir como religião nos destinos do País.
No caso da Itália valeu o Presidente da República, no caso de Portugal vamos a ver quem nos vale.

Futebóis

Todos os jornais são unanimes em referir que o último golo do FCP foi ilegal ou criado pelo árbitro, mas depois nada... É por isso que não vou ao futebol nem vejo na TV , prefiro outro tipo de ficções.

Investigações

A investigação do alegado caso FREEPORT vai ser averiguada....
É extraordinário que só após muita chafurdice se resolvessem a ver o que há de errado na investigação.
Esperemos que as averiguações à investigação não tenham de ser auditadas.

Tuesday, February 03, 2009

Confusões

Uma coisa que o cidadão comum sente, e não só agora, é que os poderes institucionais da República não cumprem com rigor os seus papéis. A acrescentar a estes ainda há o quarto poder a ajudar à barafunda. Este último, a Imprensa, só vê as audiências ou tiragens fugindo a qualquer consideração de ética profissional assim que vislumbra um aumento de receitas. Os poderes institucionais andam também de cabeça perdida. O Presidente da República convida padres para cerimónias oficiais, critica Leis que promulgou, faz birras com outras e ninguém percebe porquê... Na Assembleia da República os deputados faltam a votações de propostas próprias, parece que estão sempre mais ou menos ausentes em "trabalho político" esquecendo que nós é que lhes pagamos e subvencionamos os partidos, para que estejam lá; o resto deve ser tratado nas horas vagas. O Governo está assarapantado, e não é para menos, com a crise e parece não saber o que fazer, excepto seguir o que os Governos dos grandes países da UE decidem (não é muito mau). A Justiça produz sentenças imcompreensivelmente leves para casos que consideramos graves e ao invés aplica mão pesada em crimes que socialmente não são reprováveis. Tem ainda a ficção chamada "segredo de justiça" que melhor seria chamar-se "segredo de Polichinelo" uma vez que, quando os casos interessam, todos os media parecem saber tudo, até antes dos investigadores...
Admirem-se, portanto, os membros destes órgãos se a população se distanciar cada vez mais de tudo o que cheira a poderes públicos, não votando, fugindo à Justiça e tratando da sua vida o melhor que se pode sem se chegar demasiado à República.

Monday, February 02, 2009

Casamentos

As forças conservadoras, para não usar o epíteto reaccionárias, andam preocupadíssimas com o que se passa na casa dos cidadãos. Primeiro vem o Sr. Policarpo, que tem uma larga experiência do assunto, falar do casamento de mulheres católicas com homens muçulmanos, antevendo graves problemas quando isso acontece. O problema é que os casamentos mistos são, do ponto de vista da ICAR, para serem católicos, uma vez que o conjuge não católico é obrigado a prometer que os filhos serão educados catolicamente. Se tudo fôr cumprido fica a parecer que há uma pessoa que está errada, uma vez que todos os outros obedecerão às orientações da ICAR. Os muçulmanos não vão nisso, eles é que querem mandar, eles é que estão certos. É perfeitamente claro que esta questão se põe entre duas quaisquer religiões uma vez que todos os crentes acham que a sua é que é a verdadeira, mesmo que disfarcem a violência dessas crenças.
Em segundo lugar vem o Presidente da República (!!!!), discernir sobre a Lei do divórcio, que foi obrigado constitucionalmente a promulgar, achando que não é correcta e vai conduzir a novos pobres. Este PR já nos habituou a atitudes estranhas, não se conformando com o papel que a Constituição lhe destina, mas vir criticar "a posteriori" uma Lei aprovada várias vezes na Assembleia da República parece uma atitude que levaria um cidadão mais coerente a demitir-se.

Monday, January 26, 2009

Free port

A liberdade de imprensa é usada muitas vezes erradamente e por vezes é empregue ao serviço de interesses que nada têm a ver com o progresso e bem estar dos seus utentes. Primeiro que tudo têm de assegurar audiência, tiragem ou seja que medida fôr, do seu impacto na sociedade. Percebe-se bem, uma vez que os jornalistas têm de comer como toda a gente. O problema aparece quando a propriedade dos media é de organizações ou pessoas que os instrumentalizam para obter lucros sociais ou económicos, impondo uma certa linha editorial. Como os media são sempre de alguém, é muito raro que os proprietários resistam à tentação de os utilizarem. Daí aparecerem blogs escritos por jornalistas e políticos, por exemplo, que assim se podem exprimir sem o controle da organização em que estão inseridos para garantirem o seu sustento. Os blogs são assim o "free port" de quem quer exprimir o seu pensamento.

Tuesday, January 20, 2009

Obama

Toma hoje posse. A festa parece um casamento campestre com uma duração de três ou quatro dias.
Depois do desastre Bush, boa sorte...para nós todos.

Monday, January 19, 2009

Campanha eleitoral

Começaram as campanha eleitorais, este ano há três eleições e é preciso acordar cedo. Assim os partidos fazem congressos, apresentam moções e outros actos que lhes são próprios e de que o comum dos mortais já não se lembrará daqui a três dias...
É uma actividade normal dos partidos.
O que não é normal, ou não devia ser, é a publicação de notícias, e seu empolamento, destinada a denegrir ou louvar tal figura ou tal partido, sem uma sustentação sólida e para fazer o jeito ao patrão.

Wednesday, January 14, 2009

RTP, rádio e tv, Ronaldo

Parece que o último programa Prós e Contras, que eu não frequento, foi sobre o prémio do Ronaldo, também ontem de manhã um debate telefónico na Antena 1 se debruçava sobre o mesmo assunto. Pagamos nos impostos e naquela coisa que vem com a conta da electricidade estes disparates estatizados. À mesma hora a TSF discutia os referendos locais, e pergunta-se agora quem é que presta serviço público.

Tuesday, January 13, 2009

Contrastes

A primeira página do DN de hoje tem uma fotografia de Ronaldo a ocupar a metade superior e informa que os futuros reformados terão de trabalhar mais dois a quatro meses para obterem uma quantia, muitas vezes miserável, correspondente aos descontos que fizeram durante toda uma vida de trabalho.