Saturday, February 27, 2010

Justiça

"Esta virtude é muito necessária ao Rei; e assim mesmo aos aos seus súbditos, e vassalos; e porque havendo no Rei virtude de Justiça fará Leis porque todos vivam direitamente, e em paz, e os seus vassalos sendo justos cumprirão as Leis..."
Assim escrevia Fernão Lopes no prólogo da Crónica de el-Rei D.Pedro I há cerca de seiscentos anos. Parece-me que ninguém o lê.

Thursday, February 25, 2010

Faces ocultas

Começa ser visível que os políticos e os jornalistas foram joguetes nas mãos do grande capital que fez o que quis para tentar, esse sim, dominar melhor os meios de comunicação social. Quando se brinca com o fogo há o risco de se sair queimado.

Friday, February 12, 2010

Umberto ECO


A ler, para aprender a ler.

Caiu o ministério

A partir do momento em que, por qualquer razão, a comunicação social se vira toda ao Governo ele cai, mais tarde ou mais cedo. É o que está a acontecer.

Thursday, February 11, 2010

Novidades

A Banca lucra 4 milhões por dia.
Os Funcionários Públicos vão ter o seu poder de compra congelado até 2013.
O PSD tem (agora) três candidatos à liderança.
O caso TVI-PT é um poço de diz-se diz-se.
O caso Maddie ainda mexe.

O Povo aguenta.

Tuesday, February 02, 2010

Os comediantes

Resolvi adoptar o título do romance de Graham Greene para me referir ao caso em que o Jornalista Mário Crespo diz ter sido atacado pelo Primeiro Ministro e dois Ministros com a conivência de um executivo da TV. As personalidades em causa ter-se-iam entretido a desfazer no trabalho do jornalista considerando que ele é um problema que tem de ser solucionado. Mário Crespo relatou a história num artigo de opinião que deveria ser publicado no JN mas que retirou, finalizando simultaneamente a sua colaboração no jornal. O artigo seria publicado no sítio do Instituto Sá Carneiro, órgão do PSD e o seu autor apareceria numa reunião do CDS sentado ao lado do seu Presidente. Entretanto afirmou que o Dr Medina Carreira também seria visado por uma solução final.
Os termos utilizados fizeram-me logo recordar Wannsee onde Reinhard Heydrich fez aprovar a "solução final" para o povo judaico, mas logo me lembrei que aqui se trata de uma comédia e não de uma tragédia.