Monday, January 26, 2009

Free port

A liberdade de imprensa é usada muitas vezes erradamente e por vezes é empregue ao serviço de interesses que nada têm a ver com o progresso e bem estar dos seus utentes. Primeiro que tudo têm de assegurar audiência, tiragem ou seja que medida fôr, do seu impacto na sociedade. Percebe-se bem, uma vez que os jornalistas têm de comer como toda a gente. O problema aparece quando a propriedade dos media é de organizações ou pessoas que os instrumentalizam para obter lucros sociais ou económicos, impondo uma certa linha editorial. Como os media são sempre de alguém, é muito raro que os proprietários resistam à tentação de os utilizarem. Daí aparecerem blogs escritos por jornalistas e políticos, por exemplo, que assim se podem exprimir sem o controle da organização em que estão inseridos para garantirem o seu sustento. Os blogs são assim o "free port" de quem quer exprimir o seu pensamento.

Tuesday, January 20, 2009

Obama

Toma hoje posse. A festa parece um casamento campestre com uma duração de três ou quatro dias.
Depois do desastre Bush, boa sorte...para nós todos.

Monday, January 19, 2009

Campanha eleitoral

Começaram as campanha eleitorais, este ano há três eleições e é preciso acordar cedo. Assim os partidos fazem congressos, apresentam moções e outros actos que lhes são próprios e de que o comum dos mortais já não se lembrará daqui a três dias...
É uma actividade normal dos partidos.
O que não é normal, ou não devia ser, é a publicação de notícias, e seu empolamento, destinada a denegrir ou louvar tal figura ou tal partido, sem uma sustentação sólida e para fazer o jeito ao patrão.

Wednesday, January 14, 2009

RTP, rádio e tv, Ronaldo

Parece que o último programa Prós e Contras, que eu não frequento, foi sobre o prémio do Ronaldo, também ontem de manhã um debate telefónico na Antena 1 se debruçava sobre o mesmo assunto. Pagamos nos impostos e naquela coisa que vem com a conta da electricidade estes disparates estatizados. À mesma hora a TSF discutia os referendos locais, e pergunta-se agora quem é que presta serviço público.

Tuesday, January 13, 2009

Contrastes

A primeira página do DN de hoje tem uma fotografia de Ronaldo a ocupar a metade superior e informa que os futuros reformados terão de trabalhar mais dois a quatro meses para obterem uma quantia, muitas vezes miserável, correspondente aos descontos que fizeram durante toda uma vida de trabalho.