Thursday, November 29, 2007

Associação profissional de capelães

Segundo o Diário de Notícias os capelães, presumo que católicos, vão criar uma associação sócio-profissional.
Embora não seja explícito, penso que se trata de uma associação tipo sindicato.
Será que vamos assistir a reivindicações salariais com greve e manifestações. Estou extremamente curioso em ver o que vão fazer.
Quanto a mim dali não se espera coisa boa.

Wednesday, November 28, 2007

A catequese e o Sr.Vingt-Trois

Quando tento argumentar que a catequese é uma forma de condicionamento intelectual a que as crianças devem ser poupadas, visto que pode ter consequências no futuro, a resposta em geral conduz a que sendo muito pequenos os pobres petizes não entendem nada e depois mais tarde escolherão a sua própria vida.
Esta mentalidade pode ser discutida sob vários pontos de vista, desde se é inútil para que se faz até ao facto de as crianças não serem propriedade dos respectivos pais.

No entanto, há poucos dias o Sr.Vingt-Trois, bispo de Paris, ICAR e alto dignitário, numa entrevista ao Le Figaro dizia o seguinte:

...Em virtude da forte baixa da catequese muitos adultos nem sequer têm de tomar posição em relação à fé cristã, uma vez que ignoram tudo sobre ela. Os seus símbolos,as suas palavras de referência tornaram-se para eles elementos estranhos ou exóticos!...


Eu diria: que bom!

Friday, November 16, 2007

Ciência das Religiões, Paulo Portas

Descobri recentemente a existência de uma licenciatura com este nome na Universidade Lusófona. Fiquei deveras espantado, porque a designação se aparenta na minha opinião com Psicologia dos Calhaus a Física da Bruxaria. Ou seja, o nome da licenciatura contém uma contradição intrínseca nos seus termos, ou é Ciência ou é Religião.
Os pressupostos das duas actividades são completamente diferentes:
1 - a Ciência tenta explicar os fenómenos naturais com teorias e experiências de forma a poder prever acontecimentos futuros com algum rigor, ou pelo menos com uma imprecisão conhecida
2 - as Religiões assentam em dogmas indiscutíveis a partir dos quais se extraem ilações não demonstráveis sobre seres "sobrenaturais".

O mais estranho é que a descoberta foi feita através da lista de blogs da Associação República e Laicidade que cita expressamente o blog RE-Ligare de docentes da referida licenciatura.

Nota - o blog a esta data contem um elogio ao ex-ministro da Defesa Paulo Portas, o tal que comprou os submarinos e fotocopiou 60000 documentos do Ministério a expensas próprias

O vinho de Francis Ford Coppola

Como o cinema se está a infantilizar cada vez mais na mira de fazer lucros cada vez maiores, independentemente da qualidade do produto final, Francis Ford Coppola decidiu viver da sua propriedade (Rubicon Estate) e do vinho que produz. Alia a qualidade a um preço alto, o que lhe permite produzir os filmes que faz, independentemente das regras dos estúdios.

A ICAR e as agressões

O Correio da Manhã publica hoje uma notícia em que, resumidamente, se relata o caso de um rapaz que foi agredido pelo catequista, por alegadamente estar a espreitar as raparigas num acampamento.
O caso reveste formas muito interessantes, reveladoras do pensamento e atitude de uma série de pessoas que têm influência na estrutura da sociedade e que conduzem lamentavelmente a atraso do progresso:
1 - O catequista, em vez de explicar que violar a privacidade de outrem é um comportamento socialmente condenável, e não só em relação ao outro género, optou pela via da estalada, aliás de acordo com os ensinamentos da bíblia, mas que não são aceitáveis numa sociedade de direito;
2 - A procuradora da República achou que o catequista estava no exercício de um direito(!!!);
3 - O padre de Lamego "não sabia de nada", reprovou a atitude em geral, mas também ressalvou que por vezes é difícil manter a calma, o que aliás vem na linha do que foi defendido, salvo erro, pelo chefe do santuário de Fátima, no que diz respeito às relações conjugais.

Felizmente a Relação repôs a legalidade democrática.

Assim vai a ICAR em Portugal.


Thursday, November 15, 2007

Ordem dos médicos superior ao Povo Soberano

A Ordem os Médicos não cumpre a Lei da IVG, aprovada por referendo e pela AR. O Bastonário anunciou que não vai alterar o Código deontológico que impede TODOS os médicos portugueses de praticar o acto, sob pena de expulsão da Ordem e consequente impedimento do exercício da profissão.
Aguardemos pela acção das Instituições Republicanas sobre este assunto.
Pode uma organização nacional ter um regulamento interno que contraria a Lei? Ainda mais neste caso em que a Ordem dos Médicos funciona como corporação de ofício em que só quem a ela pertence pode exercer Medicina. E ainda mais: este poder é-lhe concedido por nós, cidadãos, através do Estado.


Wednesday, November 07, 2007

Acidente rodoviário

O País emocionou-se por causa de um acidente rodoviário na A23 que custou a vida a 16 pessoas.

Além do facto em si há que notar o seguinte:

1 - A maioria dos passageiros do autocarro não levavam cinto de segurança posto, em contravenção à lei. O motorista não tomou as providências necessárias para obrigar os passageiros a cumprir com o regulamentado, incluindo a opção de não seguir viagem.

2 - O acidente terá sido provocado por um carro ligeiro ocupado por quatro passageiros, todos professores do ensino básico e secudário, que abandonaram o local e as vítimas sem sequer chamar os socorros.

3 - O autocarro da Câmara Municipal da Covilhã tinha transportado pessoas para uma excursão a Fátima e a outros locais, colaborando assim na grande aldrabice da ICAR.


Thursday, November 01, 2007

Ota, Alcochete

A comunicação social e a CIP promovem hoje a solução Alcochete. Dizem que custará 3 mil milhões de euros menos que a soluçao Ota. Atendendo a que o custo previsto para a Ota era desta ordem de grandeza o Governo deve decidir já por Alcochete, uma vez que esta fica quase de graça.
Já me esquecia de dizer que a CIP aumentou o preço da Ota para 6 mil milhões de euros.